Quando você pensa em mandar uma mensagem para alguém, qual a primeira coisa que lhe vem à mente? Podemos apostar que a maioria das pessoas responderia WhatsApp e Messenger, enquanto raros se lembrariam do serviço de SMS que as operadoras oferecem. Mas agora, e na hora de fazer ligações?

Segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time – Opinion Box, hoje em dia cerca de 64,5% dos brasileiros realizam chamadas pelo WhatsApp. É claro que as operadoras não perdem completamente com essa substituição, uma vez que (na falta de um wifi) a pessoa precisa de um pacote de dados para utilizar o aplicativo.

É bem natural entender essa mudança, que só tende a crescer caso as operadoras não repensem sua maneira de cobrar. Afinal o WhatsApp oferece chamadas gratuitas sem restrição de localidade ou de operadoras utilizadas. Ainda segundo a pesquisa, desses 64,5%, quase a metade utiliza mais o aplicativo do que a telefonia.

Os números para as chamadas de vídeo também têm crescido, mostrando que os esforços para melhorar a qualidade das chamadas, audios e imagens estão valendo a pena. Quem sabe o WhatsApp não se torne a grande potência, que substituirá os serviços mais básicos necessários num celular? Nos resta aguardar os próximos passos.

Por: Cristiane Muti