Três estudantes de design em Londres se uniram na startup Skipping Rocks Lab para ajudar a combater uma das maiores ameaças ao meio ambiente que o mundo enfrenta: as garrafas plásticas. A Ooho!, como está sendo chamada, é uma bolha criada a partir de uma membrana fina feita de extrato natural de algas marinhas, que mantém os líquidos em seu interior. Nada aqui é desperdiçado: uma vez na boca, a bolha explode e o líquido pode ser ingerido normalmente. Além disso, caso não seja consumido, o produto é biodegradável e se decompõe entre 4 e 6 semanas.

Formados pela Royal College of Art e a Imperial College London, os criadores surgiram com a ideia em 2013 e trabalham para levantar fundos para produzi-la. O projeto, de financiamento coletivo, já arrecadou mais 750 mil dólares e a intenção agora é transformar as bolhas de água em um produto possível de ser comercializado. Apesar do baixo custo de produção, o maior desafio enfrentado é como manter a embalagem limpa antes de ser ingerida.

Ainda que possa não ser aceita pelas grandes empresas de água engarrafada, os criadores afirmam que o produto é fácil de ser produzido em casa e acreditam que as pessoas possam criar o hábito de fazê-lo em sua própria cozinha.

Agora é aguardar e torcer para ver esse produto nas nossas mãos.

Por Eduardo Moscovo